Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta

O Código de Ética e de Conduta é o instrumento no qual se inscrevem os valores que orientam a atuação da Empresa Gráfica Calipolense SA., bem como os princípios éticos e as normas de conduta a que a mesma e os seus Colaboradores se encontram sujeitos, assumindo-os como intrinsecamente seus.

Objetivos e Âmbito

O Código de Ética e de Conduta é o instrumento no qual se inscrevem os valores que orientam a atuação da Empresa Gráfica Calipolense SA., bem como os princípios éticos e as normas de conduta a que a mesma e os seus Colaboradores se encontram sujeitos, assumindo-os como intrinsecamente seus.

Este Código foi disposto com os seguintes objetivos:

– Deixar claros os valores empresariais, para que todos os colaboradores possam compreendê-los, respeitá-los e praticá-los;
– Servir de referência individual e coletiva para as atitudes e o comportamento de cada profissional;
– Contribuir para que esses valores sejam respeitados e para que os seus Colaboradores atuem de maneira correta, justa, respeitosa em relação à comunidade e ao meio ambiente.

Destinatários

O Código de Conduta aplica-se a todos os colaboradores que trabalham na Gráfica Calipolense SA. e deve regular os relacionamentos que esses colaboradores preservam dentro e fora da empresa:

– Com os demais colaboradores da empresa;
– Com clientes, fornecedores, bancos, assim como outros parceiros e concorrentes;
– Com o poder político, a todos os níveis;
– Com a comunidade local e com a sociedade em geral.

Todos os Colaboradores devem atuar de forma correta, íntegra e eficiente na procura de resultados, incorporando os valores expressos neste Código de Conduta, cumprindo igualmente todos os regulamentos e normas internas.

PRINCÍPIOS E VALORES

Missão
A Gráfica Calipolense distingue-se pela oferta global e integrada de rótulos para produtos alimentares em todos os suportes e tecnologias com elevados parâmetros de qualidade e de flexibilidade produtiva, visando prestar aos clientes o melhor serviço e contribuir para a notoriedade e reconhecimento das suas marcas, garantindo uma posição de liderança tecnológica no mercado e visando garantir a máxima competitividade e o melhor uso de recursos financeiros, humanos e de matérias-primas.

Valores
Os Valores da Empresa Gráfica Calipolense SA. representam os princípios pelos quais a empresa orienta a sua atividade, bem como as relações estabelecidas com todos os seus parceiros.

Responsabilidade Social
A nossa Empresa baseia-se numa lógica de desenvolvimento sustentável nas vertentes de nível económico, social e ambiental.

Ética e confiança
O nosso principal compromisso centra-se na criação de valor económico sustentado em relações de ética e confiança numa perspetiva de médio e longo prazo.

Qualidade e Inovação
Surpreendemos com o avanço em novas tecnologias e processos, garantindo a qualidade de serviços e produtos, permitindo deste modo a diferenciação competitiva.

Honestidade
As relações que estabelecemos baseiam-se fundamentalmente em princípios éticos de integridade.

Confiança
Tentamos sempre, de forma incansável, superar ao máximo as espectativas dos nossos parceiros.

Excelência
Definimos objetivos ambiciosos e colocamos em prática toda a nossa competência, de forma a alcançá-los.

NORMAS DE CONDUTA DOS COLABORADORES

Relacionamento interpessoal
Observar os princípios de lealdade, de integridade, de cooperação e respeito pelas hierarquias, conduzindo as suas relações mútuas na base de um tratamento respeitoso e profissional;
Promover a participação de conhecimentos ou informações e a cooperação interdisciplinar, beneficiando o espírito de equipa;
Privilegiar o bom ambiente e o trato pessoal quer com os colegas quer com os superiores hierárquicos.

Cumprimento das Leis e Normas
A Empresa Gráfica Calipolense SA. e todos os seus Colaboradores comprometem-se a garantir, no exercício da sua atividade, a total conformidade com a legislação e os regulamentos aplicáveis, pautando a sua atuação pelos mais elevados padrões éticos.

Conflito de interesses
É interdita a prática de quaisquer atos suscetíveis de configurar, direta ou indiretamente, uma situação de conflitos de interesse. Existe conflito de interesses sempre que os colaboradores tenham ou possam vir a ter interesses privados ou pessoais em determinada matéria que possa influenciar, direta ou indiretamente, o desempenho imparcial e objetivo das respetivas funções.

Confidencialidade
Os colaboradores estão sujeitos ao sigilo profissional, especialmente nas matérias que, pela sua objetiva importância, por virtude de decisão interna ou por força da legislação em vigor, não devam ser do conhecimento geral.

Proteção e utilização de Bens e Recursos
Deve ser assegurada a integralidade, a proteção e conservação do património físico, financeiro e intelectual da Empresa. Para tal, os recursos disponíveis devem ser utilizados de forma eficiente, com vista à prossecução dos objetivos definidos, não os utilizando direta ou indiretamente, em seu proveito pessoal ou de terceiros.

Prevenção da fraude
Os Colaboradores devem assumir uma atitude proactiva de combate à fraude e ao desperdício, que alicerçam o desejo coletivo de sustentabilidade da Empresa. Os colaboradores da Empresa Gráfica Calipolense só poderão utilizar os bens e recursos da Empresa no desempenho das suas funções e com vista à execução dos objetivos das suas funções.

CONDUTA RELATIVA À COMUNIDADE ENVOLVENTE E AO MEIO AMBIENTE

A Gráfica Calipolense procura relacionar-se de forma harmoniosa com as comunidades onde as suas unidades de negócios atuam, respeitando as pessoas, os seus valores e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, pretende cooperar ativamente no desenvolvimento local, na melhoria da qualidade de vida, assim como na redução dos problemas e das desigualdades sociais.

Respeito pelos Direitos Humanos
A Gráfica Calipolense SA. promove o respeito pelos Direitos Humanos como um critério formal no processo de criação de valor e na tomada de decisão de aquisições e/ou investimento.
Além disso, tenta assegurar que os seus parceiros comerciais não são cúmplices nas violações destes Direitos.

Condenação do Trabalho Infantil
Seguimos o princípio de que é proibida a utilização de mão-de-obra infantil em todos os nossos processos produtivos.
No entanto, temos plena consciência da gravidade do problema e da complexidade da resolução em certos países.
Neste sentido, pensamos que as relações de parceria com os fornecedores permitem a atenuação do problema, através da sensibilização dos responsáveis, conseguindo deste modo a implementação de melhorias contínuas e eficazes.

Responsabilidade Ambiental
A nossa atividade é realizada em cumprimento da legislação e das normas ambientais, procurando adicionalmente a otimização do uso de recursos naturais, a preservação da natureza, bem como da biodiversidade.
Assim sendo, tentamos desenvolver novos produtos ambientalmente mais responsáveis, de forma a diminuir o consumo de energia e recursos naturais e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, procuramos incrementar práticas de reciclagem e de eliminação responsável dos resíduos industriais.